Coleta seletiva e Resíduos Sólidos

Conheça como funciona no município

A cidade de São Caetano do Sul possui um sistema de coleta seletiva universalizada, ou seja, atende a 100% do município. Ela é feita, atualmente, no modelo porta a porta, onde os resíduos secos são colocados em sacos amarelos nas calçadas, em dias previamente definidos, e recolhidos pela Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura.

Todo o material recolhido é direcionado para a Central de Triagem da Coleta Seletiva, que, por sua vez, passa por ampla reforma, mas segue em funcionamento. Lá, tudo é separado, colocado em fardos e, posteriormente, comercializado, em leilão aberto e feito pelo município.

Em São Caetano do Sul, o SAESA (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) estuda a implantação de ecopontos, Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e ações educacionais. O município possui ainda um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), instituído pela Lei Municipal nº 5.162, de 4 de dezembro de 2013. Com 344 páginas, o documento, que é coordenado pelo SAESA, planeja ações aos próximos 20 anos, sobre a responsabilidade compartilhada dos resíduos gerados na cidade.

Resíduos Sólidos

A coleta dos resíduos sólidos (lixo comum) é realizada pelo SAESA, de segunda-feira a sábado e feriados, em todas as ruas do Município. Pedimos aos moradores, que evitem o descarte do lixo aos domingos. 

Acesse Horário da Coleta Seletiva e veja o dia que seu bairro é atendido.