Controle de pressão

Através de ações preventivas, corretivas e de rotina, que integram o Programa de Controle e Redução de Perdas de Água – PCRP, o SAESA SCS visa alcançar melhorias que resultem em significativa recuperação orçamentária e melhor aproveitamento dos sistemas existentes.Dentro dessas ações, a regularização das pressões e a localização e reparo de vazamentos não visíveis nas áreas regularizadas, são intervenções muito importantes, pois trazem resultados imediatos atuando de forma simultânea na causa e no efeito do problema de elevada incidência de vazamento e conseqüentemente de perdas de água.

Para utilizar esse procedimento o SAESA SCS optou pela utilização de equipamentos especialmente desenvolvidos para atuarem em sistemas de abastecimento de água com o intuito de reduzir as perdas e desperdícios nestes sistemas.

Seu controle automático permite modular em função do horário ou vazão, a pressão de saída da VRP baseado no perfil de consumo da área controlada.

Esta ação é de suma importância, pela relação existente entre as perdas físicas de água nas redes e ramais e a pressão que está submetido o sistema. Desta forma, reduzir pressões de serviço na rede, principalmente em períodos noturnos, onde a pressão do sistema é maior em decorrência do reduzido consumo, é atacar a raiz dos problemas de vazamentos e fadiga das tubulações, o que diminui os custos envolvidos na pesquisa e eliminação de vazamentos.

O SAESA SCS tem convicção de que a eliminação de pressões elevadas permite, com a mesma capacidade de distribuição de água, atender um universo maior de consumidores e que não basta ser ágil para consertar um vazamento, deve-se também diminuir as possibilidades de ocorrência dos mesmos.