Ligação de água

Residência / Comércio / Indústria / Cancelamento

O QUE É?
Procedimento necessário para solicitar ligação de água do imóvel.

QUEM PODE PEDIR?
Proprietário do imóvel. (ex.: pessoa física ou jurídica em cujo nome esteja registrada a matrícula do imóvel no Registro de Imóveis);
Locatário /comodatário , com a apresentação do contrato de locação/contrato de comodato;
Síndicos ou administradoras representando os condomínios titulares da ligação;
Representante do titular da ligação, com procuração pública.

ONDE PEDIR?
A solicitação deve ser efetuada pessoalmente no:

SAESA SCS – Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8:30 às 17:00
Fones: (11) 2181-1800
E-mail: comercial@saesascs.sp.gov.br

 
QUAIS DOCUMENTOS DEVO LEVAR?

A) PROPRIETÁRIOS:

Documento de identidade com foto dentro do prazo de validade, original e cópia. (ex.: RG, CNH, Carteira Funcional de Órgão de Classe, CTPS, passaporte). Se for Pessoa Jurídica, também trazer o contrato social/estatuto/ficha individual atualizado (original e cópia) para que se possa verificar que o solicitante é o sócio/administrador da Pessoa Jurídica;

Se for Pessoa Física, CPF (cópia e original). Se for Pessoa Jurídica, CNPJ (com situação regular) de data recente (original e cópia);

Última conta de água recebida se possuir;

Cópia da capa do IPTU do ano vigente;

Certidão de propriedade do imóvel do ano vigente (original e cópia).

 

B) LOCATÁRIOS/COMODATÁRIOS DO IMÓVEL:

Documento de identidade com foto dentro do prazo de validade, original e cópia. (ex.: RG, CNH, Carteira Funcional de Órgão de Classe, CTPS, passaporte). Se for Pessoa Jurídica, também trazer o contrato social/estatuto/ficha individual atualizado (original e cópia) para que se possa verificar que o solicitante é o sócio/administrador da Pessoa Jurídica;

Se for Pessoa Física, CPF (cópia e original). Se for Pessoa Jurídica, CNPJ (com situação regular) de data recente (original e cópia);

Última conta de água recebida;

 Cópia da capa do IPTU do ano vigente;

Contrato de Locação/Comodato vigente (ou com cláusula de renovação automática ou tempo de vigência indeterminado) com reconhecimento das assinaturas (locador/comodante e locatário/comodatário) e com cláusula expressa que autorize o locatário/comodatário a requer ligação de água (original e cópia). Na ausência da referida cláusula, o locatário/comodatário deverá apresentar autorização por escrito do locador com firma reconhecida em cartório, constando a permissão para o requerimento (original e cópia).
 

C) SÍNDICOS OU ADMINISTRADORAS DE CONDOMÍNIOS:

CNPJ do condomínio (com situação regular) de data recente (original e cópia);

✔ Convenção do condomínio atualizada (original e cópia);

✔ Ata de eleição do síndico atual (original e cópia), ou, para administradoras, contrato de prestação de serviço (original e cópia);

Documento de identidade do síndico ou responsável com foto dentro do prazo de validade (ex.: RG, CNH, Carteira Funcional de Órgão de Classe, CTPS, passaporte) (original e cópia);

CPF do síndico ou responsável pelo condomínio (cópia e original);

Última conta de água recebida;

✔  Cópia da capa do IPTU do ano vigente.

 

D) REPRESENTANTES:

Os documentos exigidos de quem está sendo representado (original e cópia);

✔ Documento de identidade do representante com foto dentro do prazo de validade, original e cópia. (ex.: RG, CNH, Carteira Funcional de Órgão de Classe, CTPS, passaporte);

Procuração assinada pelo representado, com firma reconhecida em cartório, dando poderes para realizar o serviço (original e cópia).

 
VALORES

Consulte a tabela de Taxas e Serviços do ano correspondente.

 
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. Retirar no SAESA SCS o croqui modelo padronizado do cavalete/umc e da caixa de inspeção.

2. Para a realização deste serviço, não pode haver débitos anteriores registrados no código SAESA SCS.

3. Nos casos em que o imóvel possua mais de um proprietário, para a realização do serviço, deverá ser apresentada declaração de anuência dos demais proprietários em relação ao requerente.

4. A validade da Carteira de Identidade (RG) é indefinida, conforme a Lei nº 7.116/1983. A CTPS também não tem prazo de validade. Contudo, o documento pode ser rejeitado a fim de se combater fraudes, caso apresente uma foto antiga ou esteja em mau estado de conservação que impossibilite a identificação do requerente.

5. Além dos documentos ora exigidos, o SAESA SCS poderá solicitar documentação suplementar para análise de casos específicos.

6. A ligação será executada somente com o abrigo, ramal de alimentação e reservação concluídos e aprovado pelo fiscal.

7. O SAESA SCS, diante da análise técnica, poderá indeferir o pedido de nova ligação se já houver outra ligação de água no mesmo lote e seja suficiente para a finalidade do imóvel.