Qualidade da Água

Qualidade da água

Conheça os dados e como fazemos

 
 Água 

 

A água distribuída no município de São Caetano do Sul provém das barragens dos rios Juqueri, Atibainha, Cachoeira, Jacareí e Jaguari. O tratamento é realizado na Estação de Tratamento de Água de Guaraú (ETA-Guaraú), e de responsabilidade exclusiva da SABESP. Após o tratamento, ela passa pelo Booster do Cadiriri, no Bairro da Mooca, município de São Paulo, sendo recalcada ao município de São Caetano do Sul. O armazenamento é realizado nos reservatórios setoriais: Oswaldo Cruz, Vila Gerty e Santa Maria, e a distribuição pelas redes de água, que atendem 100% dos imóveis da cidade.

O SAESA/SCS monitora diariamente a qualidade da água com análises físico-químicas e microbiológicas. Os padrões de potabilidade são rigorosamente controlados de acordo com as legislações em vigor (Portaria MS n° 2914 de 12 de dezembro de 2011 e Resolução Estadual SS 65 de 12 de abril de 2005). Mensalmente, são coletadas amostras de água em 66 pontos estratégicos e, posteriormente, efetuada análises dos parâmetros: cloro residual livre, fluoretos, bactérias heterotróficas, coliformes totais, cor, odor, sabor, pH e turbidez. Um acompanhamento mais rigoroso é mantido semestralmente onde estão inclusas substâncias orgânicas, inorgânicas, agrotóxicos, desinfetantes e produtos secundários da desinfecção. 

No Brasil, os padrões de potabilidade da água para consumo humano são definidos pelo Ministério da Saúde, baseados na Organização Mundial de Saúde (OMS). Esses padrões, de modo geral, são Valores Máximos Permitidos (VMP) de concentração para uma série de substâncias e componentes que podem estar presentes na água.

 

Bicas e Poços

Controle de qualidade da Água das Bicas e Poços para consumo humano

Águias - Bicas Capivari e Juruá

Bosque - Bicas Líbero Badaró e Estrada das Lágrimas

Botânico - Bica da Paz

Gisela - Bica Sebastião Diogo

Santa Maria - Bica Pelegrino Bernardo

São Caetano - Poço São Caetano Esporte Clube (Amostras coletadas na saída do tratamento)

SEMEF - Bica Clovis Bevilacqua

Tibagi - Bicas Ivaí e Conde de Porto Alegre

 

Downloads